Noticias

TESTE SELETIVO – Nº 02/2019




 

TESTE SELETIVO - Nº 02/2019

 

EDITAL Nº 08/2019

 

A Prefeitura Municipal de Salto do Itararé - Paraná TORNA PÚBLICO a abertura de inscrições para realização de Teste Seletivo para selecionar profissionais a serem convocados exclusivamente para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público, observadas as disposições da Constituição Federal, art. 37, IX e da Lei Municipal  n° 005/2009, conforme estabelecido neste Edital.

 

1. DO OBJETIVO E DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

 

1.1 O Teste Seletivo será executado pela Comissão Organizadora e Avaliadora designada pela Portaria 82/2019 com atribuições para realização do teste e regulamentado pelo presente Edital.

 

1.2 O Teste Seletivo regido por este edital tem por finalidade selecionar profissionais através de provas e análise complementares para atuar no município exclusivamente para atender necessidade temporária e de excepcional interesse público.

 

1.3 O contrato será pelo prazo da necessidade temporária, podendo ser prorrogado por quantas vezes forem indispensáveis, desde que não ultrapasse o limite de 24 (vinte e quatro) meses, podendo ser rescindido com o advento de nomeações oriundas de Concurso Público ou a critério da Administração.

 

1.4 As funções a serem preenchidas são as seguintes:

 

Cargo

Vagas

Remuneração

Carga

Horária

Semanal

Requisitos Mínimos

MOTORISTA

01

R$ 1.624,83

40

Ensino Fundamental Completo. Carteira Nacional de Habilitação, categoria "D" ou "E".

 

 

 

2. DAS INSCRIÇÕES

 

2.1 Antes de efetuar a inscrição, o candidato deverá tomar conhecimento do disposto neste edital e certificar-se de que preenche os requisitos exigidos.

 

2.2 A inscrição no Teste Seletivo implica, desde logo, o conhecimento e a tácita aceitação pelo candidato das normas e condições estabelecidas neste edital, das quais não poderá alegar desconhecimento.

 

2.3 A inscrição ocorrerá no período de 25 de julho a 31 de julho de 2019 na sede da Prefeitura Municipal de Salto do Itararé, situada na Rua Eduardo Bertoni Junior, 471, Centro, neste município.

 

2.4 Não haverá pagamento de taxa de inscrição.


2.5 No ato da inscrição, o candidato deverá apresentar os seguintes documentos:

a) Requerimento de Inscrição devidamente preenchido (fornecido no ato da inscrição);

b) Cópia de documento de identidade de reconhecimento nacional que contenha fotografia;

c) Cópia do CPF;

d) Cópia da Carteira Nacional de Habilitação;

e) Cópia autenticada dos diplomas e cursos, conforme item 6.

 

2.5.1 Não serão admitidas inscrições cujos documentos exigidos sejam enviados por fax ou correio.

 

2.5.2 O deferimento da inscrição dependerá do correto preenchimento do Requerimento de Inscrição, fornecido no ato da inscrição, de forma legível, e da apresentação dos respectivos documentos citados no item 2.5.

 

2.6 Será permitida a inscrição por procuração específica individual com firma reconhecida por autenticidade, acompanhada de cópias dos documentos de identidade do candidato e do procurador, devidamente autenticadas. A procuração e as fotocópias dos documentos deverão ser anexadas ao Requerimento de Inscrição.

 

2.6.1 O candidato inscrito, por procuração, assume total responsabilidade pelas informações prestadas por seu procurador, arcando com as consequências de eventuais erros de seu representante no preenchimento do Requerimento de Inscrição.

2.7 O preenchimento da ficha de inscrição é de inteira responsabilidade do candidato, dispondo a Comissão Especial o direito de excluí-lo do Teste Seletivo, se o preenchimento for feito com dados incorretos, bem como se constatado serem inverídicas as referidas informações.

 

2.8 O candidato não poderá após a inscrição, sob qualquer hipótese, incluir ou alterar as informações efetuadas.

 

2.9 O candidato que fizer constar declaração falsa em qualquer documento; deixar de apresentar os documentos exigidos ou deixar de atender as exigências do presente edital, ainda que verificado posteriormente, será excluído do Teste Seletivo com a consequente anulação do ato de contratação, sem prejuízo das medidas de ordem administrativa, civil e criminal.

 

3. DAS VAGAS PARA DEFICIENTE

 

3.1 Aos candidatos com deficiência serão reservadas 5% (cinco por cento) das vagas estipuladas no item 1.4, desde que a deficiência seja compatível com as atribuições do cargo e o candidato seja classificado ao final do teste seletivo. São consideradas deficiências aquelas conceituadas pela medicina especializada, de acordo com os padrões mundialmente estabelecidos e que constituam inferioridade que implique em grau acentuado de dificuldade para integração social.

 

3.2 Não serão considerados como deficiência os distúrbios passíveis de correção.

 

3.3 O candidato com deficiência participará do teste seletivo em igualdade de condições com os demais candidatos.

 

3.4 O candidato indicará na solicitação de inscrição se é pessoa com deficiência, devendo declarar essa condição e a deficiência da qual é portador, apresentando para a Comissão Organizadora e Avaliadora do Teste Seletivo até a data final do período das inscrições, laudo médico (original ou cópia autenticada em Cartório) atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência com expressa referência ao código da Classificação Internacional de Doenças - CID.

 

3.5. A deficiência informada pelo candidato com deficiência, mesmo após a apresentação do laudo médico, ficará sujeita à comprovação em tipo e grau quando da avaliação médica para fins de contratação.

 

3.6 Não havendo candidatos com deficiência inscritos ou classificados, as vagas reservadas retornam ao contingente global.

  

4. DA HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES

 

4.1 As inscrições serão objeto de homologação, a qual será publicada Diário Oficial do Município e divulgada no site www.saltodoitarare.pr.gov.br, após o término das inscrições, devendo o candidato certificar-se da homologação de sua inscrição.

 

4.2 As inscrições não homologadas serão objeto de recurso pelo candidato interessado que deverá observar o contido no item 10, no que couber.

 

5 - DA PROVA OBJETIVA

 

5.1 A prova escrita será eliminatória e valerá 75 (setenta e cinco) pontos, distribuídos em 25 (vinte e cinco) questões objetivas de múltipla escolha.

 

5.2 A Prova Escrita será realizada na data provável de dia 03 de agosto de 2019, sábado, às 9h00 (nove horas), na ESCOLA MUNICIPAL HILDA DE SOUZA CAMARGO, localizada na Rua Agenor Frizo, nº 991 - Centro, Neste município.

 

5.3 As questões da Prova Escrita abordarão:

 

- Conhecimentos Gerais:

Localização, histórico, dados políticos, dados gerais, demografia, IDH e principais características do Município de Salto do Itararé;

Temas e assuntos atuais, tendo como fonte de referência os meios de comunicação, tais como jornais, revistas, rádios, televisão e internet.

 

- Língua Portuguesa:

Ortografia (escrita correta das palavras). Coerência e Coesão Textual. Significado das palavras - Sinônimos, Antônimos, Parônimos, Homônimos. Divisão silábica. Pontuação. Acentuação Gráfica. Flexão do substantivo (gênero - masculino e feminino; Número - singular e plural) e Interpretação de Texto. - Emprego dos pronomes. Regência nominal e verbal. Concordância nominal e verbal.

 

- CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

 

Conhecimentos básicos inerentes ao Código de Trânsito Brasileiro; Resoluções, Deliberações, Portarias e demais Leis expedidas pelos órgãos componentes do Sistema Nacional de Trânsito; Direção defensiva; Noções gerais de circulação e conduta; Noções de mecânica de autos; Noções de primeiros socorros; Manutenção e Limpeza de veículos.

 

5.4 O tempo máximo de duração da prova escrita é de 03 (três) horas.

 

5.5 O candidato deverá comparecer ao local designado para a prova com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos, munido de:

 

- comprovante de inscrição (recebido no momento da inscrição);

- documento de identidade original de reconhecimento nacional que contenha fotografia.

 

5.6 Não será admitido no local de prova o candidato que se apresentar após o horário estabelecido para o seu início.

 

5.7 Não haverá segunda chamada, seja qual for o motivo alegado, para justificar o atraso ou a ausência do candidato.

 

5.8 Durante as provas, não serão permitidas consultas bibliográficas de qualquer espécie nem a utilização de máquina calculadora ou de equipamento eletrônico.

 

5.9 Será eliminado do Teste Seletivo o candidato que, durante a realização das provas, for surpreendido comunicando-se com outro candidato ou com terceiros, verbalmente, por escrito ou por qualquer outro meio de comunicação, sobre a prova que estiver sendo realizada.

 

5.10 O candidato não poderá ausentar-se do local de prova sem o acompanhamento de um fiscal.

 

5.11 A prova escrita conterá 25 (vinte e cinco) questões objetivas.

 

5.12 As respostas serão assinaladas com o preenchimento do espaço reservado na respectiva alternativa correta, no cartão de respostas, fornecido para este fim, com caneta esferográfica de cor azul ou preta.

 

5.12.1 Será automaticamente considerada errada e será atribuída nota zero para a questão que tiver mais de uma alternativa assinalada, e/ou em branco, e/ou rasurada, e/ou borrada, e/ou não for assinalada com o preenchimento do espaço reservado no cartão de respostas.

 

5.13 O cartão de respostas é o único documento válido para a correção da prova.

 

5.14 O resultado da correção será expresso em pontos.

 

5.15 Será considerado reprovado e eliminado do teste seletivo o candidato que:

 

5.15.1 Utilizar-se ou tentar utilizar-se de meios ilícitos ou fraudulentos para a resolução da prova;

5.15.2 Não considerar determinações da comissão de organização e avaliação;

5.15.3 Recusar-se realizar a prova;

5.15.4 Retirar-se do recinto durante a realização da prova, sem a devida autorização do fiscal de sala;

5.15.6 Faltar à prova, ainda que por motivo de força maior;

 

5.16 Ao terminar a prova o candidato entregará obrigatoriamente ao fiscal de sala o cartão de respostas e o caderno de provas.

 

5.17 Em nenhuma hipótese haverá substituição do cartão de respostas por erro do candidato.

 

5.18 As provas depois de aplicadas serão lacradas e recolhidas pela Comissão de Organização e Avaliação.

 

6. DA ANÁLISE DE TÍTULOS DOS CURSOS DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL

 

6.1 O Teste Seletivo consistirá em Análise de Títulos referentes à Experiência e ao Aperfeiçoamento Profissional, de caráter pontuativo.

 

6.2 A modalidade de carteira exigida como requisito para contratação, conforme estabelecido no item 1.4, não será considerada para pontuação na análise de títulos.

 

6.3 A análise de títulos referentes à Experiência e ao Aperfeiçoamento Profissional, valerá no máximo 25,0 (vinte e cinco) pontos, conforme quadro em anexo;

 

6.4 Para a comprovação dos títulos o candidato, no momento da inscrição, deverá entregar as respectivas fotocópias autenticadas e sem rasuras da Carteira Nacional de Habilitação em que constem a conclusão e a validade do(s) curso(s), ou o Certificado expedido por entidade autorizada por lei a ministrar os referidos cursos.

 

6.5 Não serão conhecidos os títulos entregues fora do prazo estabelecido, sendo considerada, para tanto, a data do protocolo no local de inscrições no Teste Seletivo no endereço estabelecido no item 2.3.

 

6.6 Não será admitido a entrega de documentos originais.

 

6.7 Não será admitido, em hipótese alguma, a inclusão de novos documentos após a entrega dos títulos.

 

6.8 Os comprovantes de conclusão de cursos de especialização deverão ser expedidos por entidade autorizada por lei a ministrar os referidos cursos, nos termos da legislação vigente.

 

6.9 Os documentos em língua estrangeira de cursos realizados somente serão considerados quando traduzidos para o português por tradutor juramentado.

 

6.10 Os documentos apresentados em desconformidade com este edital serão desconsiderados.

 

6.11 Os pontos que excederem ao valor máximo de cada item da tabela de títulos do item 6.3 serão desconsiderados.

 

7 - DA APROVAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO FINAL

 

7.1 Será considerado APROVADO no Teste Seletivo, o candidato que obtiver 30 (trinta) pontos ou mais, somados os pontos obtidos na prova escrita e os pontos obtidos na análise dos títulos de experiência e aperfeiçoamento profissional.

 

7.2 Serão classificados somente os candidatos aprovados e a respectiva classificação observará a ordem numérica decrescente da pontuação individualmente alcançada, considerando-se classificado em 1º lugar o candidato que obtiver maior soma de pontos e nesta ordem os candidatos serão convocados para assumir o cargo.

 

7.2.1 Os candidatos que constam na lista de Classificação Final formam inclusive "Cadastro de Reserva".

 

7.3 A aprovação no Teste Seletivo não assegura ao candidato a convocação imediata, mas apenas a expectativa de ser convocado às vagas existentes e futuras, ficando a concretização deste ato condicionada à necessidade e possibilidade da Prefeitura Municipal de Salto do Itararé.

 

7.4 A pontuação final dos candidatos do Teste Seletivo será igual aos pontos obtidos na Prova Escrita somados aos pontos da Análise dos Títulos e Experiência Profissional;

 

7.4.1 A prova escrita valerá 75 (setenta e cinco) pontos;

 

7.4.2 Os títulos valerão 25 (vinte) pontos, sendo 10 (dez) pontos para experiência profissional e 15 (quinze) pontos para aperfeiçoamento profissional.

 

7.5 Em caso de EMPATE na classificação, terá preferência o candidato que tiver:

a) Maior pontuação em Conhecimentos Específicos;

b) Maior pontuação em Títulos;

c) Maior idade;

d) Sorteio Público.

 

8. DOS REQUISITOS PARA CONTRATAÇÃO

 

8.1 São requisitos para a contratação:

a) Ter sido classificado no presente Teste Seletivo;

c) Estar em pleno gozo dos direitos políticos;

d) Estar quite com as obrigações militares e eleitorais;

e) Ter a idade mínima de 18 (dezoito) anos completos na data da convocação para contratação;

f) Comprovar o nível de escolaridade mínimo exigido para a contratação, como consta do item 1.4;

g) Não ter sido demitido/rescisão por justa causa e/ou ter sofrido, no exercício de função pública, a imposição de sanções de natureza cível ou penal do serviço público municipal, estadual ou federal;

h) Possuir aptidão física e mental compatíveis com o exercício do cargo;

i) Apresentar os documentos exigidos no regulamento ou edital de convocação;

 

8.2 Além do exigido no item 8.1, deverão ser entregues os seguintes documentos:

a) Titulo de Eleitor;

b) Comprovante de endereço;

c) 02 (duas) fotos 3x4 recentes;

d) Declaração de que não ocupa outro cargo ou emprego público em qualquer das esferas de governo ou que se enquadra na exceção contida no art. 37, inciso XVI da Constituição Federal, desde que haja compatibilidade de horários;

 

 

9. DA CONVOCAÇÃO

 

9.1 A convocação obedecerá à ordem de classificação, não gerando a classificação direito e/ou obrigação do aproveitamento de todos os classificados, que serão convocados de acordo com a conveniência e oportunidade da administração municipal.

 

9.2 Para efeito de contratação os candidatos classificados serão previamente convocados por edital a ser publicado no Diário Oficial do Município e no site www.saltodoitarare.pr.gov.br, sendo de inteira responsabilidade do candidato o acompanhamento das convocações.

 

9.3 O candidato convocado deverá submeter-se a exames de saúde física e mental, bem como de deficiência devendo apresentar os documentos comprobatórios dos requisitos estabelecidos no item 9.1 e 9.2, dentro do prazo determinado no edital de convocação.

 

9.4 O candidato convocado que não comparecer dentro do prazo estabelecido no edital de convocação, perderá sua vaga.

 

9.5 O candidato que, comparecendo, não tenha interesse em assumir a vaga assinará Termo de Desistência.

 

9.6 O candidato que não se apresentar para o exame de Avaliação Médica, que não preencher os requisitos previstos no item 8 ou apresentar documentos falsos, será automaticamente excluído.

 

9.7 O candidato deficiente físico terá aferida a sua condição de deficiência previamente à contratação, devendo submeter-se, no prazo fixado, ao Exame Médico Oficial ou credenciado pela administração, com a finalidade de avaliação de compatibilidade entre o exercício das atribuições e a deficiência declarada, o qual terá decisão definitiva sobre a qualificação quanto à deficiência para o exercício das atribuições da função.

 

9.8 Havendo parecer médico oficial contrário à condição de deficiência, o nome do candidato será excluído da lista de classificação de deficientes, mantendo-se, todavia, sua classificação na respectiva lista geral dos candidatos não-deficientes.

 

9.9 Da mesma forma o candidato não-deficiente deverá previamente a contratação, submeter-se no prazo fixado, ao Exame Médico oficial ou credenciado pela administração com a finalidade de comprovação de possuir aptidão física e mental compatível com o exercício da função, nos termos de item 8.1., "h".

 

9.10 O candidato que não entrar em exercício no prazo previsto será eliminado do Teste Seletivo.

 

9.11 Esgotadas as vagas previstas neste Edital e, havendo necessidade por parte da Administração Pública Municipal, poderão ser convocados os demais classificados pela ordem de classificação até o final do prazo de validade do Teste Seletivo.

 

10 - DOS RECURSOS

 

10.1 Será admitido recurso quanto à homologação de inscrições, quanto ao gabarito e quanto à classificação preliminar dos interessados, no prazo de 01 (um) dia contado da respectiva publicação no Quadro de Publicações Oficiais da Prefeitura Municipal de Salto do Itararé e no site www.saltodoitarare.pr.gov.br.

 

10.2 Admitir-se-á um único recurso por candidato, para cada evento referido no item acima.

 

10.3 O recurso deverá ser entregue pessoalmente ou por procurador na Prefeitura Municipal de Salto do Itararé. O candidato deverá entregar dois conjuntos de recursos (original e uma cópia), no Protocolo Geral da Prefeitura, dentro das seguintes especificações:

- nome do candidato;

- número de inscrição;

- número do documento de identidade;

- endereço; e

- a fundamentação ou o embasamento, com as devidas razões do recurso.

 

10.3.1 No caso de recurso quanto ao gabarito, para cada questão deverá constar o seu respectivo número, a alternativa assinalada pelo candidato e o gabarito divulgado pela Prefeitura em folha individual, com argumentação lógica e consistente.

 

10.4 Os recursos deverão estar digitados ou datilografados e assinados; não serão aceitos recursos interpostos por via postal, fac-símile (fax), telex, Internet, telegrama ou outro meio não especificado neste Edital.

 

10.5 Os recursos interpostos em desacordo com as especificações contidas neste capítulo não serão avaliados.

 

10.6 Os acertos relativos à questão eventualmente anulada, serão atribuídos a todos os candidatos que realizaram a mesma prova. No caso de haver alteração no Gabarito, todos os cartões de resposta serão novamente corrigidos de acordo com o Gabarito Oficial definitivo.

 

10.7 No caso de haver anulação de alguma prova, participarão da reaplicação das mesmas, somente os candidatos que compareceram para realizar as provas, quando aplicadas pela primeira vez.

 

10.8 No caso de provimento de recurso interposto dentro das especificações, poderá, eventualmente, alterar a classificação inicial obtida pelo candidato para uma classificação superior ou inferior ou ainda poderá ocorrer a desclassificação do candidato que não obtiver nota mínima exigida para aprovação.

 

10.9 Os recursos interpostos fora do prazo não serão aceitos. Será considerada, para tanto, a data do respectivo protocolo.

 

10.10 Por razões de ordem técnica, de segurança e de direitos autorais não serão fornecidas cópias das provas a candidatos ou instituições de direito público ou privado, mesmo após o encerramento do Teste Seletivo.

 

 

11 - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

 

11.1 A inscrição importará no conhecimento das presentes instruções e na aceitação tácita das condições do Teste Seletivo, tais como se acham estabelecidas neste Edital e nas normas legais pertinentes.

 

11.2 A inexatidão e/ou irregularidades nos documentos, mesmo que verificadas a qualquer tempo, em especial por ocasião da contratação, acarretarão a nulidade da inscrição com todas as suas decorrências, sem prejuízo das demais medidas de ordem administrativa, civil ou criminal.

 

11.3 O prazo de validade deste Teste Seletivo será de 1 (um) ano, contados da homologação de seus resultados, podendo ser prorrogado por igual período.

 

11.4 A aprovação do candidato neste Teste Seletivo não implicará na obrigatoriedade de sua contratação.

 

11.5 O candidato obriga-se a manter seu endereço atualizado durante o prazo de validade deste Teste Seletivo, para eventual necessidade.

 

11.6. Todas as convocações, avisos e resultados oficiais, referentes a este Teste Seletivo, serão publicados no Quadro de Publicações Oficiais do Município nas dependências da Prefeitura Municipal de Salto do Itararé, bem como no site oficial do Município www.saltodoitarare.pr.gov.br, sendo de inteira responsabilidade do candidato o seu acompanhamento.

 

11.7 A Administração reserva-se ao direito de anular o Teste Seletivo, bem como adotar providências que se fizerem necessárias para garantir a correção dos procedimentos a ela relativos ou dela decorrentes.

 

11.8 É de inteira responsabilidade dos candidatos à atualização de seus dados junto à Prefeitura Municipal.

 

11.9 Os casos omissos serão resolvidos pela Assessoria Jurídica do Município.

 

 

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DO TESTE SELETIVO*

 

PROCEDIMENTOS

DATAS*

Publicação do Edital do Teste Seletivo nº 03/2019

24/07/2019

Período de Inscrições

25/07/2019 a 31/07/2019

Homologação das Inscrições

01/08/2019

Recurso da Homologação

02/08/2019

Aplicação das Provas

03/08/2019

Divulgação dos Gabaritos Oficiais

05/08/2019

Recurso do Gabarito

06/08/2019

Análise de títulos e Divulgação da Classificação Preliminar

07/08/2019

Recursos

08/08/2019

Divulgação da Classificação Final

09/08/2019

*Datas prováveis.

 

 

Gabinete do Prefeito Municipal de Salto do Itararé, em 24 de julho de 2019.

 

 

 

PAULO SÉRGIO FRAGOSO DA SILVA

PREFEITO MUNICIPAL

 

 

ANEXO I - TABELA DE TÍTULOS PARA AVALIAÇÃO DO TESTE SELETIVO

 

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

 

 

 

 

Tempo de serviço prestado em atividade correspondente à função pretendida.

 

 

 

 

 

02 (dois) pontos para cada ano de serviço.

 

 

Carteira de Trabalho e Previdência Social (apresentar fotocópia autenticada das páginas da identificação do trabalhador e do contrato de trabalho)

 

Declaração fornecida pela Administração Pública, quando se tratar de servidor público.

 

 

 

 

 

Até 10,0

 

 

 

 

 

 

APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL

 

 

Conclusão de curso de especialização para condutor de transporte coletivo de passageiros ou de curso para transporte de escolar.

 

 

 

7,5 (sete vírgula cinco) pontos para cada curso.

 

 

Carteira Nacional de Habilitação (cópia autenticada), em que conste a conclusão e a validade do(s) curso(s), ou Certificado (cópia autenticada) expedido por entidade autorizada por lei a ministrar os referidos cursos.

 

 

 

Até 15,0

 

 

 

 

 

ANEXO II - ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS

 

 

MOTORISTA

 

- Dirigir veículos automotores exceto as máquinas, sendo o responsável pelo cuidado dos veículos;

-Zelar pelas boas condições de funcionamento do veículo e de sua limpeza;

- Zelar pela segurança de materiais e pessoal transportados;

- Observar as especificações de revisão e manutenção periódica;

- Recolher o veículo em locais seguros;

- Preencher fichas de controle;

- Cumprir o regulamento, normas, rotinas em vigor;

- Realizar outras tarefas de acordo com as atribuições próprias da respectiva função, inclusive administrativas.

 







Copyright © 2019. Direitos de conteúdo reservados a:
PREFEITURA DE SALTO DO ITARARÉ - PR

Mauritec